sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Paraíba receberá recursos para candidatura de JP à subsede da Copa do Mundo


A Paraíba deverá receber recursos do Ministério dos Esportes para viabilizar a candidatura de João Pessoa como subsede da Copa do Mundo de 2014. Esta foi a vontade manifestada pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante conversa na audiência que concedeu ao vice-governador Rômulo Gouveia e ao secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, na tarde desta quinta-feira (13), em Brasília.

Durante a audiência, Rômulo Gouveia e Fábio Maia fizeram contato com o governador Ricardo Coutinho, que falou com o ministro Orlando Silva sobre a necessidade da reforma na Vila Olímpica “Ronaldo Marinho”, a fim de que sejam atendidas as exigências da Federação Internacional de Futebol - FIFA e, assim, possa ser utilizada como centro de treinamento por uma das seleções que disputarão a Copa do Mundo em 2014 no Brasil.

O secretário Fábio Maia informou que o ministro Orlando Silva elogiou a determinação do Governo da Paraíba no sentido de que João Pessoa hospede uma seleção e anunciou que João Pessoa poderá ser incluída no Programa Cidade Esportiva, que tem o objetivo de propiciar espaços para formação de atletas nos municípios brasileiros, no caso da Paraíba, a própria Vila Olímpica. O foco do programa são as modalidades que compõem os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Fábio Maia adiantou que o ministro o convidou para participar de uma reunião que acontecerá em Brasília, no próximo dia 31, com a presença dos secretários de Esportes de todo país.

Turismo e Saúde – Mais cedo, Rômulo e Fábio Maia estiveram reunidos com o secretário Executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa. Depois disso, foi a vez de uma audiência com Márcia Amaral, secretária Executiva do Ministério da Saúde.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BIZARRO: chifre cresce na cabeça de homem; haste já chegou a 7cm


Nenhum homem gostaria de virar um "chifrudo". É claro que não. Mas Huang Yuanfan, um chinês de 84 anos, não pode evitar.

O quê? A mulher dele? Não, ela não tem nada a ver com isso...

É que nasceu um chifre, de verdade, na cabeça do cara!

O "corno" já está sendo cultivado por Huang há dois anos e já ultrapassou 7 cm de tamanho.

- Eu tentei tirar, mas não adianta. O chifre só continua ficando maior.

O chinês ainda acrescentou, em declaração ao jornal britânico Metro, que está encontrando dificuldades para usar boné.

- Os médicos dizem que eles não sabem o que provocou o nascimento do chifre, mas se eles tentarem tirar, vai nascer de novo. Eu tento escondê-lo em baixo de um chapéu, mas se ele ficar um pouco maior, já vai furar a parte de cima.

Bezerro de duas cabeças nasce na PB


Um fato bizarro chamou atenção na madrugada desta quinta-feira (06), na Zona Rural do Município de Poço Dantas. Agricultores ficaram perplexos quando se deparam com um bezerro de duas cabeças que acabara de nascer.

O caso raro foi registrado na propriedade do senhor Francisco José do Nascimento, no Sítio Carcará, no Alto Sertão Paraibano.

Embora o animal tenha nascido sem vida, a aberração despertou intrigou os populares, haja visto não ser muito comum casos desta natureza. No entanto, a informação que nos chega é que casos semelhantes já foram registrados em outros municípios da região e estados da federação.

A explicação científica é a mutação genética: defeito no DNA.

Roberto Cavalcanti pode ser forçado a vender Correio da Paraíba para não prejudicar planos políticos; concessão do Sistema pode ficar em “xeque”


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, defende que os políticos sejam proibidos de ter concessão de rádio e TV. Caso a ideia entre em vigor, o ainda senador Roberto Cavalcanti (PMDB) pode ver seu sonho de voltar à vida política ir por água a baixo.

Inserido na vida pública a quase dois anos, quando assumiu a titularidade no Senado com a ascensão de José Maranhão (PMDB) ao Governo do Estado, após cassação de Cássio Cunha Lima (PSDB), Cavalcanti chegou de forma silenciosa ao Congresso Nacional, mas foi conseguindo espaço.

Visualmente predestinado a ganhar força junto à classe política e ao próprio eleitorado, Roberto subiu à tribuna da Casa diversas vezes durante sua atuação parlamentar, ou defendendo teses de companheiros legisladores, ou mesmo “empunhando bandeiras” de ideais próprias. Com isso, deixou o anonimato político e chegou a ser cotado como um dos candidatos da chapa maranhista ao Senado.

Frustrados seus planos de permanecer no Senado Federal, Roberto Cavalcanti preferiu voltar a administrar sua empresa de comunicação, o Sistema Correio. Apesar disso, mesmo aceitando se manter silente no processo eleitoral, Roberto nunca escondeu sua intenção de voltar ao “palco político” e provou isso em seu discurso de despedida no Senado ao falar de “saudade”.

Sendo assim, caso o novo ministro ponha à frente sua ideia, as portas para o retorno a vida pública começam a se fechar para Cavalcanti. A única solução seria vender a empresa ou perder a concessão.

A proposta

Conforme revelado em dezembro, a proposta consta do anteprojeto de lei de comunicação eletrônica deixada pelo ex-ministro Franklin Martins, que o governo colocará em discussão.

Segundo ele, "o congressista não pode ter concessão, para não legislar em causa própria". Ele duvida que o Congresso aprove a medida, em razão do grande número de políticos com concessões --61 eleitos em 2010 informaram possuir rádio ou TV.

Uma semana depois de dizer que era a favor da limitação de 30% para o capital estrangeiro nos portais de conteúdo jornalístico na internet, o ministro recuou e disse não ter posição fechada.

Para o ministro, é mais fácil iniciar um processo de impeachment de um presidente do que rejeitar a renovação de uma concessão de rádio ou de TV.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ricardo visita hospital e anuncia pagamento de salários dos funcionários


O governador Ricardo Coutinho (PSB), após visita ao Hospital Regional Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, anunciou medidas emergencias para garantir o funcionamento da unidade, que “atualmente atua de maneira precária”. Ao lado do vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) e do secretário de Saúde do Estado, Mário Toscano, Ricardo determinou que a Secretaria de Saúde pague os salários atrasados dos funcionários e faça a reposição de alguns equipamentos. Uma força-tarefa será criada para viabilizar o funcionamento do novo hospital, que apesar de inaugurado, não possui condições de atender à população.

Ricardo se mostrou preocupado com a situação do hospital regional e diagnosticou que um dos problemas se deve ao fato de estar funcionando como duas finalidades: com serviços de urgência e emergência e com cirurgias eletivas. "As cirurgias agendadas precisam ser assumidas pelo município, como fizemos em João Pessoa, e vem dando certo. Isso não é um hospital. É um espaço para atendimento hospitalar com condições muito precárias para quem precisa de um hospital em Campina Grande", ressaltou .

Para resolver os problemas estruturais como goteiras e mofos nos setores de ortopedia e UTI, Ricardo recomendou a realização de reparos básicos e a reposição de equipamentos que estão estocados em outros hospitais que ainda não estão funcionando no Estado. "No hospital regional falta equipamentos, como balão de oxigênio, os que existem são antigos e possuem até 30 anos de uso. É preciso resolver isso, tendo ou não dinheiro, para que na segunda-feira alguns setores tenham a capacidade de funcionar de maneira mínima. Pois, na saúde não é possível esperar como em outras áreas", completou.

O governador também determinou o pagamento do mês de novembro dos funcionários e das cooperativas assim como havia se comprometido em reunião antes de assumir o governo. "O governo não tem praticamente nenhum dinheiro em caixa, mas o primeiro dinheiro que está entrando na saúde será para pagar o dinheiro dos funcionários que não foi pago pelo governo anterior. Nós queremos combinar bem para que, a médio prazo, tenhamos um regional com uma melhor capacidade de atendimento quando outros hospitais estiverem atuando de forma coordenada", afirmou.

Força-tarefa

O secretário Mário Toscano informou que apesar de inaugurado, o novo hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande não tem nenhuma condição de funcionar e, por isso, o atual governo formou uma força tarefa para traçar um diagnóstico e o planejamento da abertura da unidade com a real condição de oferecer um atendimento de qualidade e com respeito aos usuários.

Ex-craque será homenageado por RC


O comunicador Giovanni Meireles divulgou em sua coluna no PB Agora uma situação que pode mexer com milhares de corações paraibanos apaixonados por futebol: o ex-craque Júnior que disputou a Copa do Mundo de 1982 e que defendeu as cores do Flamengo do Rio de Janeiro, será homenageado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).

Confira a coluna

O governador Ricardo Coutinho (PSB) entregará na próxima 6ª feira ao ex-jogador profissional de futebol Leovegildo Júnior, ex-lateral esquerdo do Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro, o título simbólico de “Embaixador da Paraíba” junto ao comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, que será realizada aqui no Brasil.

Voa, canarinho, voa...

Ricardo também fará a outorga da Medalha do Mérito Esportivo “Tarcísio Burity” ao ex-atleta paraibano integrante da Seleção Brasileira de 1982, que representou o nosso País na Copa da Espanha (no famoso “Escrete Canarinho” da geração de Zico, Falcão, Sócrates, Valdir Peres, Leandro, Oscar, Toninho Cerezzo, Serginho Chulapa, Paulo Isidoro, Éder e tantos outros craques comandados pelo técnico Telê Santana, já falecido).

Marketing nacional positivo

Na condição de nascido em solo paraibano, ele será nosso garoto-propaganda junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), sediada no Rio de Janeiro, onde Júnior mora e às autoridades da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), que tem sedes na França e na Suíça (ambos países localizados na Europa).

Diretor afirma que Treze não tem condições de saldar dívida com a Cagepa

O diretor de futebol do Treze, Alan Kardec, afirmou em entrevista concedida à Rádio Correio FM, nesta quinta-feira (06), que o clube não tem como saldar a dívida que possui com a Cagepa.

- Onde nós vamos arrumar R$ 400 mil, quando a dívida não é só R$ 400 mil, mas sim em torno de R$ 800 mil? Infelizmente não há o que fazer – argumentou o diretor.

Como alternativa para o pagamento da dívida, Alan sugeriu que o governador, Ricardo Coutinho (PSB), sancione um projeto de Lei do deputado estadual, Guilherme Almeida (PSC), que prevê a contribuição dos torcedores para pagar os débitos.

- O ideal é o governador sancionar o projeto de lei do deputado Guilherme Almeida, que se for aprovado, os times poderão pagar suas contas com os torcedores fazendo a opção de cada um contribuir com determinado valor – explicou Alan.

Maranhão não repassa duodécimo e salários são pagos com reserva da UEPB


Na tarde da última quarta-feira, 05, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves, participou de uma reunião com o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, para tratar do atraso do duodécimo do mês de dezembro, que não foi realizado pelo Governo de José Maranhão, o que acarretou no atraso de salário dos servidores.

Segundo Marlene, o secretário apresentou a situação financeira do Estado, mostrando que não era possível fazer o repasse com urgência.

Diante do fato a UEPB fez um acordo com o Estado, providenciando o pagamento dos salários dos servidores com a reserva que a instituição tinha em caixa.

- Fizemos um acordo para que a Universidade usasse o dinheiro de reserva para pagar os salários e que depois, no momento oportuno o governo do estado irá ressarcir – sinalizou Marlene, ressaltando a parceria entre Universidade e Estado.