terça-feira, 5 de julho de 2011

Revisão de processos penais começa pelo Presídio do Róger


Oitenta pedidos de liberdade provisória já foram encaminhados aos juízes das Varas Criminais onde tramitam processos de detentos da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Presídio do Roger), de João Pessoa. Desde a semana passada, oito defensores públicos e uma estagiária de penas alternativas estão revisando os prontuários dos 921 detentos dessa unidade para atualizar a situação dos internos de acordo com as mudanças no Código de Processo Penal.

Os pedidos de liberdade provisória beneficiam aqueles que ainda não foram a julgamento, são primários e cometeram crimes considerados leves, cuja punição vai até quatro anos de prisão. De acordo com a defensora pública Percinandes de Carvalho Rocha, a equipe está trabalhando diariamente das 8 às 12 horas em sala reservada à Defensoria Pública, verificando os prontuários de cada.

“Com a mudança no Código Penal, que entrou em vigor nesta segunda-feira (4), os presos que estão no Roger aguardando julgamento e são acusados de crimes como furto simples, porte ilegal de arma, dano a bem público, apropriação indébita, que são considerados de menor potencial ofensivo, por isso poderão sair para responder ao processo em liberdade. A medida é para diminuir a superlotação carcerária”, disse a defensora pública.

O presídio do Roger é o primeiro a receber a equipe de revisão processual, já que é a unidade prisional com maior problema de superlotação. De acordo com o defensor público geral, Vanildo Oliveira Brito, o trabalho será estendido aos demais presídios. “A população não precisa ter medo, pois de acordo com a Lei 12.403, que altera o Código de Processo Penal, homicidas, latrocidas, estupradores e seja qual for o crime hediondo praticado, esses criminosos não terão direito a liberdade provisória. Quem praticou crime cuja pena é superior a quatro anos, não é beneficiado”, explica.

A equipe de defensores está analisando uma média de 30 prontuários por dia. O trabalho deve continuar por mais 30 dias só no presídio do Róger. Segundo Percinandes de Carvalho Rocha, presídios superlotados são um problema para todos: “Deixar num presídio uma pessoa que cometeu um crime de furto de celular, por exemplo, enquanto espera o desenrolar do processo é encher cadeias e expor ainda mais essa pessoa ao mundo da criminalidade. Ela deve responder pelo que fez, mas se não tiver antecedentes, pode fazê-lo em liberdade. Isso não significa que não será punida mais na frente, quando o processo for julgado”, assegurou.

Rômulo avalia a importância no novo Hospital de Traumas para Campina


O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) durante a solenidade de inauguração do novo Hospital de Traumas de Campina Grande avaliou a obra e ressaltou a importância desta unidade de saúde para a cidade.

- É uma obra extremamente importante pelo desafio que foi construir tudo isso - frisou.

Rômulo disse que os equipamentos do novo Trauma se equiparam aos existentes o sul do país, além de passarem a ser operados por profissionais competentes.

- Esse equipamento hoje não deixa desejar. Campina tem profissionais excelentes – afirmou.

STTP implanta novas linhas de ônibus para atender usuários do novo Trauma

A população campinense já dispõe de duas novas linhas de ônibus circulando para atender a quem precisar se deslocar até o novo prédio do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, nas Malvinas. O novo itinerário está funcionando desde a quarta-feira, 29 de junho, no sentido centro/bairro/centro. Conforme ordem de serviço emitida à empresa Nacional, a linha 220-B já estava circulando saindo do Terminal de Integração, com um percurso de 15 minutos entre o centro até o novo Hospital, no bairro das Malvinas. E, a partir de agora também entra em circulação, a linha 220 no sentido centro/Hospital/ Malvinas e; a linha 022 passando no hospital com sentido Malvinas/ centro da cidade.

De acordo com a gerência de transportes da STTP, todas as linhas estarão atendendo aos usuários até as 19h40, e segundo a direção do hospital, tempo mais que necessário, já que o horário de visita e a troca de turnos na unidade já estão encerrados antes mesmo desse horário.

“A nossa preocupação é de manter a população sempre assistida pelo transporte público. Já implantamos, naquele novo prédio, praça de táxi e mototáxi, assim como, pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo, garantindo assim a mobilidade de todos”, informou o superintendente da STTP Salomão Augusto.

O superintendente da STTP garantiu ainda que está em estudos a implantação de mais três linhas de ônibus para reforçar o atendimento à população que precisa se deslocar até aquele Hospital de trauma.

Rota – 902 / alça sudoeste / ENERGISA

Pelo fato da nova sede da Energisa já esta funcionando em novo endereço, na Alça Sudoeste, desde a última segunda-feira, 27 de junho, e reconhecendo a necessidade de manter o atendimento do transporte coletivo a quem procura aquela empresa, a gerência de fiscalização e transportes da STTP já implantou um novo quadro de horários da linha 902 (verdejante) da empresa Cabral.

Com o novo quadro de horários, a STTP atenderá as necessidades de quem se desloca até o novo prédio da Energisa, inclusive nos horários das 7h30 - 11h30 – 13h30 e 17h30, quando da entrada e saída dos funcionários, atendendo inclusive a uma solicitação do RH daquela empresa através do Sindicato dos Urbanitários.

Fábio Maia destaca a importância da participação da Paraíba na Copa 2014


Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que João Pessoa está entre as cidades que vão participar, de alguma forma, da Copa do Mundo de 2014.

Para falar sobre o assunto, o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, esteve nos estúdios da Rádio Campina FM, durante o Jornal Integração, na manhã desta terça-feira (05), e disse o que o governo do Estado está trabalhando para viabilizar a participação da capital paraibana no mundial do Brasil.

- Essa semana nós teremos a visita do comitê de organização local da FIFA, que irá examinar a questão da estrutura física do projeto da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, em João pessoa. São recursos de porte alto em torno de 17 milhões, que não teria condições de ser feito pelo governo do Estado. Acredito que no futuro conseguiremos recursos para dar também a nossa contribuição, mas estamos buscando nesse momento através do Ministério do Esporte. Apresentamos o projeto e fomos pré-aprovados pela FIFA entre as 135 cidades que podem ser centro de treinamento de seleções – disse o Fabio Maia.

O secretário destacou também a importância da participação da Paraíba, ainda que de maneira pequena, no maior evento esportivo do mundo, pois segundo ele o Mundial trará o desenvolvimento turístico e econômico para o Estado.

Cássio sobre o ‘Trauma’: “Só quem ama Campina faz uma obra deste porte”



O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), falou nesta terça-feira (05) sobre a importância da inauguração do novo Hospital de Trauma de Campina Grande.

Segundo o tucano, “Só quem ama Campina faz uma obra deste porte”. Para ele, o Hospital de Trauma está vinculado ao momento de sua cassação.

- Na minha gestão, me angustiava muito a possibilidade de não terminar a obra. Este é o maior hospital do Estado e um dos maiores do Nordeste. Essa unidade irá suprir uma carência que Campina Grande tinha há muito tempo. O hospital é um exemplo da continuidade administrativa porque deixei 80% das obras concluídas. José Maranhão deu sequência e Ricardo Coutinho concluiu a obra e agora coloca em funcionamento – destacou CCL.

Cássio Cunha Lima ainda discursou a respeito da atual conjuntura do PSDB na Paraíba.

-Esperamos que o partido possa realizar as convenções municipais em toda a Paraíba. Depois disso, faremos as convenções estaduais – salientou o tucano.

Sobre a continuidade da aliança da legenda com PSB nas próximas eleições, ele respondeu que “defendo no que for possível e acredito que é importante a manutenção dessa união”.