
Uma carta aberta enviada por integrantes da Igreja Católica à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pede a substituição do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. O documento, assinado por cerca de 50 pessoas, aponta uma “longa sequência de atos deploráveis reiteradamente cometidos pelo arcebispo”.
No texto, os integrantes da Igreja Católica, como leigos, diáconos e religiosos, frisam que Dom Aldo Pagotto tem agido de maneira incoerente “desde o primeiro ano de sua chegada a essa Arquidiocese, principalmente no tocante ao seu relacionamento sistematicamente desrespeitoso e preconceituoso em relação aos pobres, à maioria das pastorias sociais”.
Os responsáveis pela carta frisam que a hostilidade e arrogância do arcebispo é explicitada, inclusive, através de gestos e palavras. A carta acusa Dom Aldo Pagotto, inclusive, de chegar a perseguir entidades ligadas à própria igreja como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e as Comunidades Eclesias de Base (CEBs) e até padres.
O documento ressalta que, ao contrário, o arcebispo “trata com privilégio os ricos e poderosos e seus respectivos interesses. Para tanto, não hesita em apelar, quando lhe convém, e de forma unilateral, aos rigores do Código de Direito Canônico, como o fez em relação à suspensão de ordens do Pe. Luiz Couto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário