quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governador Ricardo Coutinho anuncia Cassandra Figueiredo para presidir a Fundac e Rossana Honorato para a superintendência da Sudema


Como já se tornou costumeiro, mais uma vez o governador diplomado Ricardo Coutinho (PSB) irá utilizar o twitter para anunciar outros nomes que formarão sua equipe de secretários, nesta quinta-feira (30).

A expectativa é que essa seja a última rodada de apresentações antes de sua posse.

Segundo o próprio governador, algumas funções do governo ficarão temporariamente vagas, visando uma contenção de gastos. A intenção é ir revelando novos nomes no decorrer de seu governo.

Novos auxiliares

O primeiro a ser anunciado no início da tarde desta quinta-feira (30) foi a arquiteta Rossana Honorato para a superintendência da Superintendência de Administração do Meio Ambiente - Sudema;

O arquiteto Marco Antônio Coutinho para diretor executivo Iphaep. Ricardo Coutinho anunciou no twitter que Marco não é seu parente "a não ser de fé e de luta".

STTrans: esquema de trânsito para posse


Áreas que circundam o Espaço Cultural José Lins do Rêgo e a Praça João Pessoa, na Capital, terão o fluxo de carros interrompido para as solenidades da posse do governador eleito Ricardo Coutinho, no próximo sábado.

A Superintendência de Transportes e Trânsito STTrans irá isolar as áreas próximas ao Espaço Cultural para a passagem da comitiva, assim como os locais de estacionamento, que estarão reservados aos carros oficiais. Já a área circunvizinha da praça, onde será realizada a revista à tropa e transmissão de cargo, ficará isolada a partir das 7h, proibindo o estacionamento de veículos no local.

De acordo com Klebson França, chefe da Divisão de Controle Operacional de Trânsito (Dicop), a STTrans irá realizar o monitoramento do percurso realizado por Ricardo Coutinho e comitiva, de sua residência ao local do culto ecumênico, na Estação Ciência Cultura e Artes, no Cabo Branco.

Campinense anuncia contratação de ex-meia do Corinthians


No penúltimo dia da passagem de Ano-Novo, a diretoria do Campinense decidiu retomar o ciclo de contratações e anunciou nesta quinta-feira, a contratação do meia Samir, que atuou pelo Corinthians de São Paulo e que estava no Remo, de Belém do Pará, onde disputou a Série D do Campeonato Brasileiro 2010.

De acordo com as informações do site do Campinense, o novo reforço do time rubro-negro iniciou a carreira no Bragantino em 1998, e em 2004 defendeu o Corinthians. Atualmente no Remo, Samir tinha acertado para jogar em 2011 pelo Anapolina, mas a Raposa conseguiu que ele optasse a vir jogar na Paraíba.

O clube pode anunciar ainda nesta reta final de ano, mais duas contratações para a temporada 2011, onde disputará o Paraibano e o Brasileiro da Série C, respectivamente.

Na próxima segunda-feira, no Estádio Renatão, acontecerá apresentação da comissão técnica e dos jogadores contratados e os remanescentes para a temporada 2011.

Na oportunidade será cobrado o ingresso no valor de 10 reais com objetivo de custear a pré-temporada do elenco, que começara no dia 6, na cidade de Bananeiras.O torcedor poderá na ocasião comprar a nova camisa da Raposa fornecida pela Champs.

Durante a apresentação serão divulgados e apresentados outros atletas que foram contratados, mas não foram divulgados pela diretoria

De acordo com a comissão técnica os dias 4 e 5 serão destinados para exames na clinica IOR.

A estréia da Raposa no estadual será no dia 6 de fevereiro, diante do Esporte de Patos, a partida será disputada no José Cavalcanti, a partir das 17h.

Ficha do Atleta:

Nome: Samir Lima de Araújo
Nacionalidade: Brasil
Data de Nascimento: 1981-10-25 (29 anos)
Naturalidade: Tuiuti (SP) - Brasil

Posição: Meia

Altura: 179 cm

Peso: 74 kg

Clubes:
1998-2001: Bragantino-SP
2002-2004: Vitória-BA
2004: Corinthians-SP
2005: Guangzhou - China
2006: Figueirense-SC
2007-2008: Beijin Hondon - China
2008: Guarani-SP
2009: Rio Preto-SP
2010: Remo-PA

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vereador explica projeto que pede anulação de eleição da Mesa Diretora da CMCG


Vereadores integrantes da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande protocolaram nesta quarta-feira (22) um projeto que visa tornar sem efeito a Resolução que no ano passado foi aprovada em plenário e viabilizou antecipadamente a reeleição do vereador-presidente Nelson Gomes Filho (PRP).

O socialista Antonio Pereira explicou que a medida visa corrigir erros passados e fazer justiça ao regimento interno da Casa.

- Culminou pela necessidade de recuperarmos algo que estava praticamente perdido, que é a condição de boa técnica na redação, nos trabalhos e, sobretudo na obediência do regimento interno, por um lado. Por outro lado é que tivemos um processo eleitoral no ano passado que não condiz nem com o regimento interno e muito menos com o processo democrático – afirmou o vereador.

O governista acrescentou ainda que a bancada acionou a justiça para que a reparação fosse feita, mas dada a demora no julgamento do mérito os vereadores decidiram tomar essa decisão.

- Essa eleição que foi feita o ano passado e a resolução fere profundamente todos esses princípios, razão porque, tendo em vista que percebemos que não há possibilidade de julgar o mérito da questão que impetramos no ano passado consequentemente tivemos que tomar uma posição política que sentimos que seja coerente com os interesses da Casa e da população – finalizou Antonio Pereira.

Posse de RC: confira os preparativos da cerimônia


Um dos momentos mais solenes e importantes para um governante eleito, a cerimônia de posse dos novos governador e vice-governador da Paraíba acontece no primeiro dia do ano, como manda a legislação.

A programação que conduzirá Ricardo Coutinho (PSB) ao cargo de governador e Rômulo Gouveia ao de vice, conforme divulgado pela assessoria de Coutinho, inclui uma cerimônia ecumênica, sessão da Assembleia Legislativa, revista à tropa, transmissão de cargo e um show comemorativo no final.

O atual governador, José Maranhão (PMDB), declarou em entrevistas que pretende estar presente na cerimônia de posse para transmitir o cargo a Ricardo Coutinho.

Veja a programação da posse:

11h - Celebração Ecumênica – Estação Ciência, Cultura e Artes/ Altiplano Cabo Branco

15h – Sessão da Assembleia Legislativa – Praça do Povo do Espaço Cultural / Tambauzinho

16h30 – Revista à Tropa e Transmissão de Cargo – Praça João Pessoa / Centro

20h – Show com Cabruêra, Biliu de Campina e Adeildo Vieira - Ponto de Cem Réis – Centro


SOLICITAÇÃO DA CREDENCIAL

As credenciais serão concedidas exclusivamente para jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas e técnicos.

Só poderá ter acesso às cabines de imprensa os profissionais devidamente cadastrados. Não será permitida a entrada de jornalistas portando exclusivamente crachás de veículos de comunicação.

Só será permitido o cadastramento de até dois profissionais por função de cada veículo. Por exemplo, até dois repórteres, dois fotógrafos, dois cinegrafistas.

O uso da credencial é pessoal e intransferível e, na hipótese de cancelamento, suspensão ou substituição do titular, deverá haver comunicação a Assessoria de Imprensa para a substituição da identificação.

As credenciais garantem o acesso dos profissionais da imprensa aos locais reservados a cobertura jornalística na Estação Ciência, Cultura e Artes, no Espaço Cultural e na Praça João Pessoa.

O prazo para a solicitação das credenciais será até o dia 26 de dezembro de 2010.

A entrega das credenciais acontecerá no dia 30 de dezembro de 2010 no Espaço Cultural, no auditório Dormerval Trigueiro, no primeiro andar do prédio.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Toda a programação será transmitida pela internet.

Não haverá camarote para a imprensa no Ponto de Cem Réis, durante o show.

O governador e o vice-governador não concederão entrevistas durante a cerimônia e nem antes e nem depois dos ritos.

Sobre a cerimônia de posse realizada no Espaço Cultural:

Serão disponibilizados espaços específicos para cinegrafistas e fotográfos e outro para jornalistas e radialistas. O local contará com estrutura para a conexão de

computadores portáteis, incluindo acesso à internet.

Não será permitido o acesso da imprensa ao palco.

Parte do estacionamento externo na parte de trás do Espaço Cultural será reservada para veículos da imprensa.

Sobre a cerimônia de posse realizada na Praça João Pessoa:

A imprensa ficará posicionada em uma estrutura montada em frente ao Palácio da Redenção, de modo a ter total visualização da revista à tropa e da transmissão de cargo.

A área onde acontecerá a revista à tropa será isolada e não será permitido o acesso da imprensa ao local e nem ao interior do palácio.

A área de estacionamento em frente ao Tribunal de Justiça será reservada aos veículos da imprensa.

As emissoras de televisão que planejam transmitir a cerimônia ao vivo – em quaisquer dos locais – devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa para cadastar as Unidades Móveis previamente.

As dúvidas adicionais poderão ser obtidas com a Assessoria de Imprensa pelo telefone (83) 9926-9659 / (83) 4009-9500 ou, ainda, enviando as questões para o endereço eletrônico imprensa.ricardocoutinho@gmail.com

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

RC volta a criticar aumento na folha e critica insinuações sobre ‘feudalização do Estado’


“A folha de pessoal cresceu a um patamar inaceitável”. Foi assim que o governador eleito Ricardo Coutinho voltou a desabafar sobre a ilegalidade alcançada pelo Estado ao extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Apesar do desabafo, Ricardo garantiu que essa questão será superada em poucos meses de Governo.

“Isso será superado, o Governo vai fazer o que for correto, eu não governo pensando na próxima eleição, nunca governei dessa forma, eu vou fazer aquilo que precisa ser feito para equilibrar o Estado novamente”, garantiu.

Para Ricardo, o Governo deve atuar em função da responsabilidade e não pensando no próximo pleito.

“Estamos diante de um momento histórico, tanto de mudanças de nome, como de comportamento, parâmetros, paradigmas e isso vai ter repercussão no equilíbrio financeiro”, completou.

Conforme o governador eleito, se o Estado pode gastar menos, então é isso que será feito. “Se podemos gastar menos, nós vamos fazer isso e dentro de alguns meses teremos esse Estado equilibrado e com capacidade de investimento”, disse.

Feudalização

Sobre as acusações de que estaria distribuindo Secretarias entre os aliados do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Ricardo mandou o recado:

“Nós temos a capacidade e a competência de compreender o momento especial porque passa a Paraíba, tem gente que fala em feudalizar o Governo e não sabe nem o que significa feudo. Feudo é o que está acontecendo hoje, onde uma Secretaria é entregue a alguém que sequer tem conhecimento na área e o governante vira às costas pra isso”, alfinentou.

Para o governador, hoje a Paraíba vê um processo de degradação evidente.

“Vemos dirigentes de órgão que não se entendem e que acusam uns aos outros e de pessoas que estão saindo correndo das suas responsabilidades sem sequer dar nenhum tipo de explicação”, lamentou

Ricardo disse que escolheu Cláudio Costa para a Segurança da Paraíba pelo currículo e pela experiência na área.

“Eu não terceirizo cargos. Se o atual Governo tivesse olhado a 120 Km de João Pessoa, poderia, quem sabe ter evitado várias mortes”, falou.

. Ricardo finalizou esclarecendo que no seu Governo não houve e não haverá feudalização de espaços.

“Eu só quero coerência, disposição para o trabalho e zelo com a coisa publica”, concluiu

Para Cássio, dificuldades enfrentadas por RC serão maiores que as de 2003



O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou na tarde desta quarta-feira (22), em entrevista à Rede Paraíba Sat, que as dificuldades a serem enfrentadas pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) serão maiores do que as que ele encontrou em 2003, quando assumiu o Governo do Estado.

- A situação que hoje se apresenta na Paraíba pode ser mais grave do que a que eu encontrei em 2003. O nível de endividamento do Estado era extremamente elevado e comprometia em torno de 15% das nossas receitas. Foi feito todo um esforço para se conseguir o equilíbrio fiscal, mas lamentavelmente todo esse esforço foi comprometido por um endividamento realizado muito recentemente pelo atual governo – disse o peessedebista.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Em discurso de improviso, Ricardo faz deferência especial a Cássio ao saudar os diplomados


“Um abraço forte ao senador mais bem votado da Paraíba”. Foi com esta deferência especial ao senador eleito, mas não diplomado nesta sexta-feira (17) pela Justiça Eleitoral, Cássio Cunha Lima (PSDB), que o governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), abriu o seu discurso, o qual fez de improviso dispensando o escrito por sua assessoria. Aliás, a ausência do senador no evento foi bastante sentida pelos seus aliados.

Em seguida, Ricardo agradeceu a Deus pela vitória e dentro deste agradecimento fez referências ao respeito às cultuações religiosas. Segundo ele, o respeito as mais diferentes religiões é importante para a democracia”, disse.

Para ele, a sua diplomação como governador da Paraíba se fazia um dos momentos mais importantes da sua vida e relembrou a sua trajetória política advinda desde os movimentos sociais de base à sua primeira eleição como vereador, deputado estadual, prefeito de João Pessoa até chegar à condição de chefe do Poder Executivo e agradeceu a todos pela longa caminhada feita com a união das forças políticas que acreditaram no seu projeto de mudança.

“Agradeço aos militantes. Agradeço aos aliados. Agradeço a população da Paraíba e eu sei exatamente qual foi o recado dado. O povo quer mudança. Mudança no comportamento com relação entre os Poderes Legislativos, Executivo e com a sociedade. Eu nunca me iludi com qualquer cargo e sei que tenho um longo caminha a trilhar. Sei das minhas responsabilidades”, ressaltou.

Para os diplomados, Ricardo disse que é preciso ter coragem e determinação para honrar o mandato, o voto dado de cada eleitor. Ele afirmou ainda que veio para mudar, transformar e tem essa coragem e determinação de mudar os rumos da Paraíba.

“Nós temos diferenças e é importante que essas diferenças estejam colocadas por que são elas, as diferenças dentro da sociedade e dentro do campo político que haverão de fazer com que este estado naturalmente avance. Eu tenho a idéia também que a auto cobrança e que esse Estado e esse povo escolheu vai exigir uma nova forma de governo. Um governo que radicalize na democracia”, disse.

Ricardo lembrou ainda que a Paraíba não tem experiência prática de democracia participativa e que é preciso que construir isso para salvar a democracia representativa. O cheque em branco que a população dar aos políticos não é indeterminado.

“Nem pode ser indeterminando. Nós não podemos fazer tudo àquilo que, por ventura, se queira fazer. É preciso estabelecer condições para que o povo participe de uma forma mais diretamente não apenas de uma eleição a cada dois anos, mas desde o orçamento que é política mãe de todas as políticas e mexe com toda a demais capacidade que esse Estado possa desenvolver”, disse.

Por fim, Ricardo disse ter o compromisso de radicalizar na democracia, de construir para a Paraíba uma alternativa de desenvolvimento para a economia. Segundo ele, o Estado não tem a menor chance de sobrevivência de ampliar as conquistas sociais do povo da Paraíba tendo um Estado aonde 46% da massa salarial vem dos setores públicos.

“È humanamente impossível se achar que existe possibilidade real de crescimento sustentável com a manutenção desse quadro” destacou.

Rômulo Gouveia diz que sua diplomação não foi completa


A festa de diplomação não foi completa para o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB), que externou à imprensa que estava com um sentimento misto de alegria e de tristeza.

Tristeza por não ter presenciado a diplomação do seu aliado Cássio Cunha Lima (PSDB) como senador da Paraíba.

“Senti muito a ausência de Cássio e não estou completo pela sua ausência. Pode ter certeza de que há um misto de alegria com sentimento de tristeza. Todos nó esperávamos por ele nesta solenidade e inclusive foi visto isso na própria reação do público por que Cássio pode-se dizer que foi um dos políticos mais injustiçado nessa trajetória toda dos últimos anos. Só Deus é quem pode lhe dar o conforto nesse instante”, disse.

Porém, Rômulo disse estar esperançoso, crente, confiante até porque Cássio tem sido um resignado e que tem enfrentado tudo de pé como muita perseverança e fé em Deus.

Com relação a sua colaboração ao governo Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo disse tem conversado com ele sobre várias metas de desafios.

“O governador me delegou várias missões e que por uma questão de ética, eu vou deixar o governador anunciar, mas são missões que ele me convocou para compartilhar das tarefas e do dia-a-dia do governo”, destacou.

Segundo Rômulo, na visão do governador, a vice-governadoria terá uma participação muito ativa na administração.

“Ele me disse hoje que me quer totalmente engajado nas diversas ações até já estabelecidas, a exemplo do acompanhamento no campo federal, a relação com o Poder Legislativo e outras que ele oficializará través de decreto”, pontuou.

Wilson Santiago é vaiado ao receber o diploma de senador da Paraíba


O senador Wilson Santiago (PMDB), diplomado pela Justiça Eleitoral em sessão solene nesta sexta-feira (17), realizada na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa, não esperava passar por um momento bastante constrangedor em toda sua carreira política.

Enquanto alguns dos eleitos foram aclamados pela diplomação, o senador foi muito vaiado na hora em que teve seu nome chamado para receber o diploma, além de ter que ouvir a platéia gritar pelo nome de Cássio Cunha Lima (PSDB).

Passado o vexame, o senador disse que estava feliz com a diplomação e que achou natural a reação da platéia, que se mostrou aliada de Cássio. Segundo ele, isso faz parte da democracia e o contraditório teria que existir para a defesa dos incautos.

Indagado pela imprensa sobre a insegurança jurídica que o ameaça de poder não continuar com o mandato de senador, já que o ex-governador Cássio Cunha Lima luta no STF pela sua diplomação, Wilson disse que em qualquer momento que a decisão judicial sair, terá que ser respeitada.

“Nós vivemos em um país democrático no qual todos têm os seus direitos e deveres e a partir do instante em que a própria Justiça definir ou promulgar, nós temos a obrigação e o dever de respeitar qualquer uma das decisões que forem proclamadas pela própria justiça eleitoral. Eu estou tranquilo. Sempre fui tranquilo e nunca tive nenhuma expectativa que não fosse dentro da serenidade, do respeito a qualquer decisão”, assegurou.

Twitter vai divulgar em tempo real a festa do Campinense


Neste sábado (18), o Twitter do Campinense vai transmitir em tempo real, a partir das 13h30, do Spazzio, as informações do lançamento da Champs como nova fornecedora de material esportivo Campinense e da apresentação do ônibus do clube, “O Raposão”.



Portanto torcedor, se você já é um seguidor do Twitter Oficial do Campinense pode acompanhe em tempo real as notícias do clube. Se você ainda não é seguidor, aproveite! Acesse www.twitter.com/campinensePB.

Campinense anuncia as primeiras contratações


Após a viagem do técnico Suélio Lacerda e do supervisor Dorgival Pereira, aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, o Presidente do Campinense, William Simões, divulgou nesta sexta-feira (17), a lista dos primeiros contratados para a temporada 2011, onde o clube irá participar do Paraibano e do Campeonato Brasileiro da Série C. Confira a lista dos atletas contratados:



O Goleiro Pantera, 27, sendo repatriado. Pantera se destacou no Campinense Clube em 2008, quando se sagrou Campeão Paraibano e subiu para Série B daquele ano;

O Zagueiro Rayan, 21, é outro que está de volta, depois de atuar no Campeonato Paraibano deste ano de 2010 pelo Rubro Negro.

O zagueiro Luis Henrique, 26, (foto). Que atuou em clubes de Minas Gerais, como o América Mineiro. O jogador estava no Uberlândia de Minas.

O lateral direito Fernandinho, 22, Que atuou em vários clubes do estado do Paraná, como o Iraty e Iguaçu.

O lateral esquerdo Bruno Maia, 22, estava o América MG. Subiu com o time para a Série A neste ano de 2010.

O Lateral esquerdo Caio, 21, seu último clube foi o Juventus/SP.

O volante Fabinho, 27, os últimos clubes foram o Guarani e o Ituano de São Paulo.

O Volante Geovane, 22, estava no América MG. Participou do acesso a Série A do Brasileiro pelo Coelho.

O Volante Flavinho, 28, atuou pelo Campinense Clube neste ano na Série C e Copa PB.

O Meia atacante, Kaká,21, também participou do acesso do América Mineiro para a Série A do Brasileiro.

O atacante, João Paulo, 21 atuou pelo Mirassol, Guarani, Rio Branco e São Caetano – SP.

E o atacante David, 29. Já atuou pelo Campinense em 2005.

Neste sábado (18), a partir das 14 horas, no Spazzio, acontecerá o lançamento da Champs como nova fornecedora de material esportivo Campinense. O torcedor poderá adquirir na festa a camisa ao preço de R$ 108,00. Na oportunidade haverá também a apresentação do ônibus do clube, “O Raposão”.

No evento estará presente o goleiro Pantera um dos novos contratados do Campinense para a temporada 2011. Neste sábado (18) é dia de mostrar todo o seu amor pelo Campinense. A Torcida Rubro Negra terá fundamental importância no ponta pé inicial rumo ao titulo do Paraibano 2011.

Segundo o Diretor de Comunicação, Tiago Melo, além da entrada no valor de R$ 20,00, tudo que for consumido na festa da Raposa será revertido para formação do elenco do Campinense para 2011, como também, para reestruturação da concentração do Clube.

A festa será animada pela banda de pagode, SAMBARATO e na ocasião será servida a torcida Raposeira uma feijoada.

Avante torcida Raposeira!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Manoel Ludgério diz que está na disputa para presidência da ALPB



Mesmo admitindo não ter idéia fixa quanto a sucessão na Assembléia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Manoel Ludgério admitiu em entrevista nesta quinta-feira a Rede Correio Sat que não será candidato a qualquer custo e que seu nome está disposição do colegiado que compõe a Casa de Epitácio Pessoa.

“Se meu nome unir mais dentro do colegiado em vou em frente, agora se qualquer um dos companheiros de qualquer partido integrante da base aliada de Ricardo Coutinho ou da oposição, vier a unir mais do que o meu nome, esse parlamentar terá o meu apoio e vou ajudá-lo a presidir o Poder Legislativo”, confidenciou.

Ludgério também disse que qualquer um dos 36 parlamentares têm condições de ocupar a cadeira de Presidente da Assembléia e salientou que não pretende partidarizar a sucessão de Ricardo Marcelo (PSDB), para o biênio 2011/2012.

“A Casa de Epitácio Pessoa não pertence ao governo que termina e tão pouco ao governo que nasce”, sentenciou.Manoel Ludgério, tem como grande trunfo na disputa a amizade e a proximidade ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), outro deputado oposicionista que desponta com forte articulação é o experiente Lindolfo Pires (DEM), que também é aliado do tucano.

Além dos dois deputados citados já manifestaram interesse na disputa: o deputado Tião Gomes (PSL) e o presidente Ricardo Marcelo (PSDB), que disputa a reeleição.

Daniella Ribeiro manda recado: “Se for a vontade do povo, serei candidata a prefeita de Campina em 2012”

Mesmo resistindo em falar sobre o pleito de 2012, a deputa estadual eleita, Daniella Ribeiro (PP) admitiu a possibilidade de sair candidata à prefeita de Campina Grande. Ela declarou que a sua expressiva votação na cidade sinaliza que os campinenses aprovam seu nome para pleitear a vaga. “É como diz o ditado: candidatura sempre tem que vir do povo e se essa for a vontade dos campinenses, a gente abraça o desafio com muita honra”, disse.

Daniella Ribeiro se esquivou do assunto e mesmo admitindo sair candidata a prefeita de Campina Grande em 2012, disse que pretendia honrar a sua expressiva votação na cidade e que cumpriria o mandato de deputada estadual até o fim, uma vez que a população confiou e confirmou seu nome nas urnas.

“Nesse momento, estou totalmente voltada para a minha atuação parlamentar na Assembleia Legislativa. Vou continuar defendendo os interesses de Campina Grande e agora os interesses dos municípios da Paraíba”, frisou.

A parlamentar finalizou dizendo que assim como seu mandato a deputada estadual foi consequência do seu trabalho a frente da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), a possível candidatura a prefeita em 2012 será resultado da sua atuação frente a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“A minha atuação como vereadora me fez chegar à Assembleia e, se for a vontade do povo de Campina Grande em 2012 que eu saia candidata a prefeita, assim será feito, mas isso também será resultado do meu trabalho como deputada estadual”, finalizou.

João Pessoa e Campina Grande aparecem no ranking das maiores regiões metropolitanas


Dados populacionais do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana mostram crescimento das regiões metropolitanas em todo o país. São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife continuam sendo as cinco regiões metropolitanas mais populosas do país, somando mais de 44,4 milhões de habitantes. Em todo o país, o Censo 2010 registrou 190.732.694 habitantes.
Na lista dos dez municípios mais populosos, Belo Horizonte, Curitiba e Recife perderam posições na comparação com o censo realizado em 2000. No levantamento antigo, essas capitais ocupavam as posições de número 4, 7 e 8, respectivamente. Em 2010, passaram para as posições 6, 8 e 9.Houve algumas mudanças na posição das capitais quanto ao tamanho de sua população. Destaca-se por um lado Brasília e Manaus que ganharam duas posições e por outro Belo Horizonte e Vitória que perderam duas posições.

"A análise isolada do crescimento populacional das capitais não permite vislumbrar o crescimento de suas regiões metropolitanas, já que muitas destas apresentam ritmo de crescimento diferente de suas capitais ou principais municípios", afirma Ernesto Galindo, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Salvador, apesar de ser a terceira maior capital, tem sua região metropolitana classificada apenas em sétimo lugar. O inverso ocorre com Recife (em nono lugar), que possui uma população bem menor que a de Salvador (em mais de um milhão de habitantes), por exemplo, mas sua região metropolitana se mantém em quinto lugar.

"O porte populacional e o número de municípios das regiões metropolitanas e seu crescimento e posição devem ser observados com os devidos cuidados", afirma Galindo. Segundo ele, se for considerada a mesma base territorial das regiões metropolitanas em 2010 para o ano de 2000, sua participação na população brasileira variou pouco, partindo de 43,52% em 2000 para 43,88% em 2010.

CONFIRA O RANKING DAS POPULAÇÕES DAS REGIÕES METROPOLITANAS DO PAÍS
Regiões Metropolitanas 2010 Estado População 2000 Posição 2000* População 2010 Posição em 2010
São Paulo SP 17.878.703 1 19.672.582 1
Rio de Janeiro RJ 10.792.518 2 11.711.233 2
Belo Horizonte MG 4.819.288 3 5.413.627 3
Porto Alegre RS 3.718.778 4 3.960.068 4
Recife PE 3.337.565 5 3.688.428 5
Fortaleza CE 3.056.769 7 3.610.379 6
Salvador BA 3.120.303 6 3.574.804 7
Curitiba PR 2.768.394 8 3.168.980 8
Campinas SP 2.338.148 9 2.798.477 9
Manaus AM 1.725.536 12 2.210.825 10
Goiânia GO 1.743.297 11 2.173.006 11
Belém PA 1.795.536 10 2.040.843 12
Grande Vitória ES 1.438.596 14 1.685.384 13
Baixada Santista SP 1.476.820 13 1.663.082 14
Grande São Luís MA 1.091.979 15 1.327.881 15
Natal RN 1.078.233 16 1.295.627 16
João Pessoa PB 1.019.646 17 1.198.675 17
Maceió AL 989.182 18 1.156.278 18
Norte/Nordeste Catarinense SC 906.982 19 1.094.570 19
Florianópolis SC 816.315 20 1.012.831 20
Aracaju SE 675.667 23 835.654 21
Vale do Rio Cuiabá MT 726.220 21 834.060 22
Londrina PR 678.032 22 764.258 23
Vale do Itajaí SC 558.165 26 689.909 24
Campina Grande PB 636.315 24 687.135 25
Vale do Aço MG 563.073 25 615.004 26
Maringá PR 517.490 28 612.617 27
Agreste AL 556.602 27 601.251 28
Cariri CE 497.782 29 564.557 29
Carbonífera SC 484.916 30 550.243 30
Foz do Rio Itajaí SC 375.589 31 532.830 31
Macapá AP 363.747 32 499.116 32
Chapecó SC 353.765 33 403.458 33
Tubarão SC 324.591 36 356.790 34
Lages SC 348.835 34 350.607 35
Sudoeste Maranhense MA 325.229 35 345.878 36
* Calculado a partir da mesma base territorial das RMs em 2010, apesar de algumas RMs não existirem em 2000 e outras terem composição diferente da atual.
CONFIRA A LISTA DOS DEZ MUNICÍPIOS COM MAIOR POPULAÇÃO
Município População em 2000 Município População em 2010
1 - São Paulo 10.434.252 1 - São Paulo 11.244.369
2 - Rio de Janeiro 5.857.904 2 - Rio de Janeiro 6.323.037
3 - Salvador 2.443.103 3 - Salvador 2.676.606
4 - Belo Horizonte 2.238.526 4 - Brasília 2.562.963
5 - Fortaleza 2.141.402 5 - Fotaleza 2.447.409
6 - Brasília 2.051.146 6 - Belo Horizonte 2.375.444
7 - Curitiba 1.587.315 7 - Manaus 1.802.525
8 - Recife 1.422.905 8 - Curitiba 1.746.896
9 - Manaus 1.405.835 9 - Recife 1.536.934
10 - Porto Alegre 1.360.590 10 - Porto Alegre 1.409.939
Fonte: IBGE